domingo, 1 de abril de 2012

VI Corrida de Rua da Mulher.

No dia 25 de março, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), promoveu a VI Corrida de Rua da Mulher. O evento faz parte das atividades realizadas pela PMV para enfatizar a importância de uma cultura sem preconceito e violência contra as mulheres. Apresenta também o intuito de mobilizar a sociedade para comemorar o Dia Internacional da Mulher, promovendo a auto estima feminina e ressaltando o respeito e os direitos humanos.
A corrida acontece com a premiação para diversas categorias, como: “faixa etária”, “paraolímpicos”, “federadas do atletismo”, “servidoras da prefeitura”, “profissionais da segurança”, “caminhantes”, “travestis e transexuais” e “homens” – afinal um evento com tal objetivo não pode deixar de incluir os homens, para que os mesmos possam atentar-se para o tema.
A assistente social Rúbia Ferreira Bastos, servidora da Prefeitura Municipal de Vitória, participou do evento em 2011, tendo inclusive garantido o terceiro lugar na sua categoria. A corredora enfatizou que: “tenho paixão pelas corridas de rua. A corrida de rua das mulheres é especial. Em maio de 2010 sofri um grave acidente de carro, fiquei meses para me recuperar, passei por cirurgias e fisioterapias. Então, a corrida de rua das mulheres de 2011 foi ainda mais especial, pois foi o primeiro evento que participei após o acidente. Imagine a felicidade de voltar a correr e ainda conquistar o 3ª lugar na corrida?! Então... sempre gostei de correr e, após 10 meses do acidente voltei! Essa corrida representou um desafio, pois era o caminho para a superação de um acidente grave, fui com determinação, força de vontade e acima, de tudo, com muita fé, porque eu sabia q um dia voltaria a correr. Afinal, sou mulher e amo desafios. A corrida foi um desafio ímpar. Foi o vencimento de barreiras, dos meus próprios limites... Quando me chamaram no pódio, eu só agradecia a Deus, a dádiva de estar viva e, além disto, voltando a fazer o que gosto”. 
Contudo, devido ao número restrito de vagas, Rúbia não participou do evento neste ano, mas foi conferir de perto a desenvoltura dos demais competidores.
 Aqueles que participaram – como corredores ou não – puderam observar um grande número de famílias aproveitando o momento. Além disso, o evento foi marcado por vários grupos de amigos e também por manifestações e comemorações, destinados ao Dia Internacional da Mulher.
E aí? Que tal animar para o próximo ano? Fique atento, afinal as inscrições são limitadas...

                                                                 Fonte: divulgação PMV
http://www.vitoria.es.gov.br/secom.php?pagina=noticias&idNoticia=8165
Entrevista realizada pelas autoras do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário