De acordo com recentes estudos, de cada três assassinatos, dois envolvem negros. Estes dados foram apresentados pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, no Mapa da Violência 2011. De acordo com o pesquisador: "Alguns Estados têm taxas insuportáveis. Não é uma situação premeditada, mas tem as características de um extermínio". Além disso, o pesquisador ressalta que: "A distância entre brancos e negros cresce muito rápido" e que "O que acontece com a segurança pública é o que já aconteceu com outros setores, como educação, saúde, previdência social: a privatização. Quem pode, paga a segurança privada. Os negros estão entre os mais pobres, moram em zonas de risco e não podem pagar". Este estudo foi publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo (de 26.02.11, p. C7).
Disponível em: http://kikacastro.wordpress.com/2011/05/21/nao-preciso-dizer-mais-nada/ |
Especificamente no Espírito Santo, estudos realizados pelo Núcleo de Estudos sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), desenvolvidos pela coordenadora da pesquisa, a Ilustre Professora Eugênia Raizer e pela estudante de serviço social da UFES, Silvana Ribeiro da Silva, afirmam que 77% das vitimas de homicídios são negros.
Essa desigualdade demonstra que o Brasil foi e ainda é um País racista e que precisamos urgentemente deixar o compromisso simbólico, sendo necessário atuar de maneira mais concreta, mediante políticas públicas e ações afirmativas eficazes, no sentido de corrigir essa injustiça histórica a qual a população negra é submetida.
Referência:
AGÊNCIA DO ESTADO. Em cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/02/24/em-cada-tres-assassinatos-no-brasil-dois-sao-de-negros.jhtm. Acesso em: 06.11.2011.
Amorim, Paulo Henrique. Em 3 assassinados, 2 são negros. Não, nós não somos racistas. Disponível em: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/03/04/em-3-assassinados-2-sao-negros-nao-nos-nao-somos-racistas/. Acesso em: 06.11.2011.
Fernandes, Vivian. Negros são maioria entre jovens assassinados; quadro nacional se repete no ES. Disponível em: http://www.radioagencianp.com.br/9923-negros-sao-maioria-entre-jovens-assassinados-quadro-nacional-se-repete-no-es. Acesso em: 06.11.2011.
GOMES, LUIZ FLÁVIO. Assassinatos em série: jovens negros, o alvo preferido. Disponível em: http://www.ipclfg.com.br/manifesto-pela-nao-violencia/assassinatos-em-serie-jovens-negros-o-alvo-preferido/. Acesso em: 06.11.2011.
INFOJOVEM. Negros são maioria entre os jovens assassinados, diz estudo. Disponível em: http://www.infojovem.org.br/2011/07/04/jovens-negros-maioria-homicidios-2011/. Acesso em: 06.11.2011.
"O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King Jr).
Nenhum comentário:
Postar um comentário