segunda-feira, 25 de julho de 2011

Marcha das Vadias: Movimento pelo Direito das Mulheres


Imagem extraída de http://tresvozes.blogspot.com/2011/06/marcha-das-vadias-chega-salvador.html.
Nos últimos anos, a sociedade civil organizada tem utilizado de maneira eficaz as tecnologias referentes às redes sociais disponibilizadas pela internet, com o objetivo de mobilizar indivíduos de diversos setores públicos e privados, através da intersetorialidade, para manifestar-se quanto à necessidade da implementação de políticas públicas eficazes em gênero e raça.
Uma das mais recentes manifestações para a defesa dos direitos das mulheres alcançou repercussão internacional, utilizando-se de um nome bastante jocoso e irônico, propositadamente para chamar a atenção da mídia: A Marcha das Vadias (Slut Walk). De acordo com diversos sites de notícias, jornais impressos e televisivos, a Marcha das Vadias é um movimento que começou na Canadá, na cidade de Toronto, em 03.04.2011. Em uma universidade local, um policial deu uma palestra orientando às mulheres a não se vestirem como vadias (em inglês, slut) para evitar estupros.
Em resposta a esta declaração tão deplorável, muitas mulheres resolveram sair às ruas com roupas sensuais, para demonstrar que a escolha da vestimenta não tem relação com o conceito de potencial vítima de estupro, aprofundando a discussão para a liberdade sexual e proteção dos direitos das mulheres. No Brasil, a Marcha das Vadias já teve versões em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Recife, Brasília e Curitiba, entre outras cidades.
Esta sem dúvida é uma das manifestações sociais mais interessantes, exemplo de como a tecnologia pode ser um instrumento importante para a agregação de indivíduos no sentido de promover o debate sobre a igualdade de direitos em gênero e raça, alcançando resultado bastante positivo e ótima repercussão na mídia.
Imagem extraída de http://testosterona.blog.br/2011/06/05/20-fotos-da-marcha-das-vadias/
Imagem extraída de http://testosterona.blog.br/2011/06/05/20-fotos-da-marcha-das-vadias/

“Cansei das convenções e da hipocrisia/ De toda mentira que minas as relações/ Chega do silêncio que me tolhe e asfixia/ E das falsas liberdades em belas prisões.” (Lídia Vasconcelos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário