Imagem extraída de: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/432769_131.jpg |
Uma dica de leitura para os aficionados por livros é a obra organizada pelo historiador Jaime Pinsky, que conta com a contribuição de 11 pensadores de diferentes áreas. O livro debate de forma leve e bem-humorada as diversas formas de manifestação do preconceito na sociedade brasileira, tendo como parâmetro a mudança da realidade a partir da educação.
A escola é demonstrada no livro como um lugar propicio a manifestações do preconceito e também como lugar privilegiado de debate sobre a questão. Dessa forma, os 12 artigos presentes no livro abordam as formas de preconceitos mais comuns na sociedade brasileira e apresentam formas de atenuar a força de tais práticas.
O livro inicia-se com uma introdução sobre o que é o preconceito, de que forma ele se manifesta na sociedade e na escola e quais os efeitos que ele pode causar na vida das pessoas. Os demais capítulos são artigos destinados a reflexão sobre os grupos que mais sofrem com o preconceito e a discriminação: Mulheres, Preconceito Racial, Homossexuais, Idosos, Jovens, Preconceito Linguístico, Gordos, Baixinhos, Preconceito Antissemita, Deficientes, Migrantes e Preconceito Social.
O livro apresenta ilustrações que retratam a desigualdade e a discriminação de tais minorias. A obra é de leitura rápida, mas de mensagem duradoura e urgente para a nossa sociedade. Pode interessar a gestores, professores, profissionais das ciências humanas e a toda sociedade civil interessada no futuro da humanidade.
Referência da obra:
PINSK, Jaime (org.). 12 faces do preconceito. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
“Nada como buscar a opinião de 'minorias' para nos darmos conta do preconceito nosso de cada dia.”
(Jaime Pinsky)
Nenhum comentário:
Postar um comentário